Lula confirma indicação de seu advogado Zanin para STF

 


Oficializou. Ontem, o presidente Lula confirmou a indicação de Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal que foi aberta depois que o ex-ministro Lewandowski se aposentou, em abril.

Com 47 anos, se ele realmente for para a vaga, poderá atuar até 2050 na Corte. Essa é a primeira das duas indicações que Lula terá no seu mandato.

Repercutiu… Zanin é advogado pessoal do Lula e foi quem o defendeu na Operação Lava Jato, que fez o petista passar quase 600 dias na prisão, antes das anulações das condenações.

Principalmente por esse fator, houve muitas críticas da oposição, com afirmações de que o tribunal, que seria o responsável por condenar a corrupção na política, vire exatamente o oposto disso, facilitando a impunidade.

Apesar disso, defensores do governo afirmam que não há nada mais justo que levar ao topo do Judiciário nacional alguém que lutou contra a perseguição política ao principal líder da esquerda nos tribunais.

Essa polêmica não é de hoje… 🙄

A lógica do presidente da República ser o responsável pela indicação dos nomes à Corte do país gera polêmica há bastante tempo. Isso porque o Judiciário é o único Poder que seus principais nomes não são escolhidos diretamente pelo povo.

Mais do que isso, o cargo de ministro do Supremo é definitivo, valendo até a aposentadoria obrigatória, aos 75 anos. 

Tanto que, hoje, o ministro mais antigo é o Gilmar Mendes, que foi indicado há mais de 20 anos, pelo Fernando Henrique Cardoso.

Boa parte das decisões tomadas pelos ministros impactam a sua vida — direta ou indiretamente —, já que eles definem os casos mais importantes do cenário nacional, que chegam à última instância do Judiciário.

O que mais é destaque pelo país?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicativo para medir a pressão no celular

GENOXIDIL