Lula confirma indicação de seu advogado Zanin para STF
Oficializou. Ontem, o presidente Lula confirmou a indicação de Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal que foi aberta depois que o ex-ministro Lewandowski se aposentou, em abril.
Com 47 anos, se ele realmente for para a vaga, poderá atuar até 2050 na Corte. Essa é a primeira das duas indicações que Lula terá no seu mandato.
Repercutiu… Zanin é advogado pessoal do Lula e foi quem o defendeu na Operação Lava Jato, que fez o petista passar quase 600 dias na prisão, antes das anulações das condenações.
Principalmente por esse fator, houve muitas críticas da oposição, com afirmações de que o tribunal, que seria o responsável por condenar a corrupção na política, vire exatamente o oposto disso, facilitando a impunidade.
- Inclusive, nos bastidores, ele tem trabalhado para mostrar casos em que trabalhou além da defesa do Lula — como no rombo bilionário da Americanas ou na recuperação judicial da Varig.
Apesar disso, defensores do governo afirmam que não há nada mais justo que levar ao topo do Judiciário nacional alguém que lutou contra a perseguição política ao principal líder da esquerda nos tribunais.
Essa polêmica não é de hoje… 🙄
A lógica do presidente da República ser o responsável pela indicação dos nomes à Corte do país gera polêmica há bastante tempo. Isso porque o Judiciário é o único Poder que seus principais nomes não são escolhidos diretamente pelo povo.
Mais do que isso, o cargo de ministro do Supremo é definitivo, valendo até a aposentadoria obrigatória, aos 75 anos.
Tanto que, hoje, o ministro mais antigo é o Gilmar Mendes, que foi indicado há mais de 20 anos, pelo Fernando Henrique Cardoso.
Boa parte das decisões tomadas pelos ministros impactam a sua vida — direta ou indiretamente —, já que eles definem os casos mais importantes do cenário nacional, que chegam à última instância do Judiciário.
O que mais é destaque pelo país?
- Falando nisso... Julgamento no STF sobre porte de drogas foi remarcado para dia 21
- Basquete: Globo vai parar de transmitir jogos da NBA após oito anos
- Voltando pra Brasília... Senado aprova MP da Esplanada no limite do prazo
Comentários
Postar um comentário